quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Na faculdade, você só conhece a profissão que escolheu aos 45 minutos do segundo tempo"

Hoje, conversei pelo Skype com um jovem amigo que conheci no Rio Rock & Blues Club.  Ele é sócio de um site onde as pessoas avaliam estabelecimentos comerciais, especialmente bares e restaurantes.  Ele está na Califórnia participando de um processo para alavancar start ups.  Seu site chama-se Glio e seu projeto foi selecionado entre projetos de todo o mundo para receber ajuda, captar investidores e poder alavancar seu negócio. O nome desse meu amigo é João de Paula e, nesse caso, não há necessidade de ocultar sua identidade.  Pelo contrário, quero mais que as pessoas o conheçam e vejam seu exemplo de coragem e ousadia.

João se formou em direito.  Ele era fascinado pela imagem do advogado defendendo causas no tribunal.  Fez o vestibular, passou e começou a cursar a universidade.  João contou que os primeiros anos foram ótimos, mas, com o passar do tempo, foi percebendo que a profissão que escolheu não era nada daquilo que imaginava. "Na faculdade, você só conhece a profissão aos 45 minutos do segundo tempo", ele disse.

Sim, é fato!  Quantos jovens escolhem uma carreira sem conhecê-la de verdade?  A falta de informação é grande e, muitas vezes, descobrimos que a profissão escolhida não era nada daquilo que imaginávamos.  João escolheu direito não apenas porque era fascinado pelo trabalho dos advogados nos tribunais, mas também porque acreditava que era uma profissão que poderia lhe render um futuro melhor.  Muitas coisas aconteceram na história de João que valem a pena contar.

Faltando um ano para se formar, ele já sabia que estava no caminho errado, mas decidiu concluir o curso.  Ponto para João!  Ele fez estágio e acabou sendo contratado pela empresa ganhando um excelente salário para um jovem da sua idade. "Meu padrão era melhor do que a maioria dos meus amigos", ele revelou.  O que poderia ser sedutor e manter João trabalhando naquilo que não gostava, não influenciou sua decisão.  Mesmo sem ter nenhuma perspectiva João decidiu largar o emprego.

Foi então que, numa conversa de bar, ele conheceu o projeto do site Glio.  A ideia motivou João e ele abraçou-a de corpo e alma, se tornou sócio no projeto e começou a trabalhar ganhando apenas o mínimo indispensável para sobreviver.  Quantas pessoas teriam a coragem de fazer o que João fez?  Quantas pessoas não seriam seduzidas pelos bons salários e passariam suas vidas acomodadas fazendo aquilo que não gostam, odiando as segundas-feiras?  É triste, mas a maioria das pessoas pensa assim e preza coisas como a segurança e o status na hora de fazer suas escolhas e tomar suas decisões.  As pessoas não percebem que agindo assim estão cavando um poço cada vez mais fundo e cada vez mais difícil de sair.  Não percebem que estão abrindo mão de serem felizes plenamente acreditando que podem comprar a felicidade com o dinheiro de um trabalho que não lhes proporciona nenhum outro prazer.

Quando a gente faz o que gosta a gente tem motivação para aprender, se desenvolver e buscar o sucesso.  João correu atrás.  Ele desenvolveu habilidades e competências necessárias para alavancar seu negócio, estudou, pesquisou, está buscando sempre fórmulas para melhorar seu empreendimento e está prestes a colher frutos.  Entre milhares de projetos de todo o mundo, o Glio foi um dos 50 selecionados pelo Y Combinator para participar de um programa de start ups que visa a captação de investidores.  João está nos EUA nesse exato momento conversando e conhecendo gente como os fundadores o Gmail, do Facebook entre outros grandes empreendedores do fantástico mundo virtual.

Ele retorna no dia 10 de outubro e já programamos uma grande festa no Rio Rock & Blues Club para comemorar sua volta.  Esperamos que ele volte com um contrato assinado com algum grande investidor.  Sim, isso é bem possível.  Mas, como como diz, ele não está pensando no futuro.  Está vivendo seu presente, curtindo cada dia trabalhado, cada reunião realizada, cada contato feito.  Ele está curtindo a sua jornada fazendo o melhor que pode porque é apaixonado pelo que faz.  Pergunte a João se ele está feliz?  A resposta está nos seus olhos.  Veja alguns links sobre o projeto dele e o Y Combinator.

http://techcrunch.com/2013/08/06/glio/
http://ycombinator.com/
http://www.inc.com/magazine/201309/issie-lapowsky/how-paul-graham-became-successful.html



Conheça também o Glio: www.glio.com.br

Boa sorte João!






Nenhum comentário:

Postar um comentário