sexta-feira, 17 de maio de 2013

A diferença entre habilidade, competência e talento


Se você pudesse recomeçar tudo do zero, voltar no tempo, escolher uma nova carreira e refazer seus planos profissionais, o que você faria?  Procuraria identificar algo para qual você tem grande habilidade e, dessa maneira, ter mais chances de ser bem sucedido?  Escolheria algo que as pessoas acham que você faz de forma competente acreditando que, por causa disso, você teria emprego garantido e seria bem remunerado?  Ou escolheria algo para o qual você acha que tem talento?

Existem muitas interpretações diferentes para as palavras Habilidade, Competência e Talento.  Eu criei uma interpretação própria para ajudar pessoas a tomarem decisões e planejarem seu desenvolvimento profissional rumo ao sucesso e, principalmente, à felicidade!

Habilidade, na minha definição, significa o resultado do aprendizado mais o treinamento.  Quando você aprende alguma coisa e pratica, você desenvolve uma habilidade.  Todos nós desenvolvemos habilidades ao longo da vida. Um dos exemplos mais simples é dirigir um automóvel.  Você aprende, pratica e desenvolve a habilidade.  Desenvolver uma habilidade é fácil. A maioria das pessoas tem capacidade para conseguir.

Entretanto, existe um segundo estágio, chamado Competência, que nem todos conseguem alcançar.

A Competência, na minha definição, é o resultado da Habilidade mais o Comportamento.  Você pode ter habilidade para dirigir, mas ser desatento!  Essa característica do seu comportamento te impedirá de ser competente dirigindo, porque, mesmo tendo habilidade, você estará sujeito a sofrer acidentes!  A Competência depende, portanto, de comportamentos adequados.

A Competência é o produto final do nosso trabalho.  Quando as pessoas dizem que somos competentes em alguma coisa é porque elas enxergam que temos habilidade e comportamento adequado. Nem todo mundo é competente naquilo que faz. Muita gente não consegue crescer na vida profissional porque não possui comportamentos adequados.  É comum pessoas serem contratadas pelas suas habilidades e, pouco tempo depois, serem demitidas pelo seu comportamento.

É possível corrigir isso?  Sim, é!... Entretanto, mudar comportamentos nem sempre é fácil.  Nessa hora, a peneira começa a ficar mais fina. Talvez, você consiga contar nos dedos quantas pessoas que você conhece que são realmente competentes naquilo que fazem.  Mudar ou criar comportamentos exige muita vontade e determinação. É como parar de fumar, alguns conseguem... outros não!

Finalmente, existe um último estágio além da Competência, que eu chamo de Estágio da Excelência!
A pessoa excelente em alguma coisa é aquela que faz o trabalho não apenas corretamente, mas de forma excelente! Ela surpreende... excede as expectativas!  A Excelência é o que faz as pessoas se destacarem das demais.

Como atingimos a Excelência?  Na minha definição a excelência é a conjunção da competência com algo muito, muito especial chamado Talento.  E o que é o TALENTO?... Talento, para mim, é uma predisposição natural para você fazer alguma tarefa.  É algo com o qual já nascemos.   Está no nosso DNA. O problema é que muita gente não consegue enxergá-lo.  Quando dizemos, "nossa... que Talento desperdiçado!" é quando nos referimos a uma pessoa que mostra uma enorme vocação para alguma coisa, mas faltou algo para ela conseguir aproveitar aquele Talento com o qual nasceu.

Entendeu?  Então, agora que você já sabe o significado de Habilidade, Competência e Talento, volto à pergunta inicial:  se você pudesse voltar no tempo e fazer tudo de novo, como escolheria e planejaria sua vida profisional? Provavelmente você escolheria uma carreira para a qual acredita ter talento, não é mesmo?  Afinal, o talento é a única coisa que a gente não pode adquirir ou mudar.  Ele já nasce conosco e será indispensável para você ser "excelente"!

Por isso, enxergar nossos talentos é o primeiro passo para escolher o que a gente vai fazer na vida.  Depois, basta desenvolver as habilidades necessárias e adquirir ou mudar os comportamentos para alcançar a Excelência. Mas, chegar lá não é fácil.  Nos próximos posts vou contar histórias de pessoas que descobriram seus talentos, mas não conseguiram aproveitá-los.  Acompanhe o blog, compartilhe suas experiências e dê suas opiniões.










2 comentários:

  1. Olá Marcelo,

    Sou idealizadora do blog Click Talentos RH e, achei essa matéria super interessante. Inclusive vou postar no meu blog dando referência ao seu blog. Parabéns pelo conteúdo. Atte,Cristiane Bittencourt

    clicktalentosrh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane,
      Fique a vontade para postar e compartilhar.
      Sempre que tiver novidades em nossos estudos ou pesquisas enviarei pra ti.
      Um abraço e muito sucesso!

      Excluir